Graduações
Os judocas são classificados em duas graduações: kyu e dan. 5 graus de kyu reconhecidos pela Federação Portuguesa de Judo, os quais se distinguem pelas cores dos cintos:
As graduações de dan, ao contrário das de kyu, avançam de 1º dan (shodan) para 10º dan (juda ou dyodan), o mais alto grau. Esses graus diferenciam-se pelas seguintes cores dos cintos:
As promoções tanto para as graduações de kyu como para as de dan baseiam-se em exames que incidem sobre requisitos tais como: duração de tempo de treino, idade, caráter moral, execução das técnicas especificadas nos regulamentos e comportamento em competições. No caso de promoção de kyu, (cinto branco) a 1º Kyu (cinto castanho) é outorgada pelo respectivo treinador, no caso de promoção à graduação de 1º dan é realizada prova de exame a nível distrital.
Bem como já vimos os graus de eficiência no Judo dividem-se em aluno (Kiu) e mestre
(Dan).O mais alto grau concedido é extremamente raro cinto vermelho Judan (10º Dan) que até o ano de 1965 fora concedido apenas a 7 homens.
O Judo prevê ainda um décimo primeiro dan (Juichidan), que também usaria o cinto vermelho, e ainda um décimo segundo dan que usaria um raríssimo cinto branco, duas vezes mais largo que cinto comum, simbolizando o auge da pureza, cores essas tanto vermelha como branca que simbolizam a flor de cerejeira, símbolo do Judo. Estes dois últimos cintos ainda não foram concedidos a ninguém, excepto Jigoro kano que tem a graduação de 12º Dan.
Nenhum comentário:
Postar um comentário